RGR Soluções || Gestão Eficaz || Documentação Voltar Menu
LOGÍSTICA

Responsável por planejar a movimentação interna e a distribuição de produtos entre fábricas, centros de distribuição e varejo.

Um processo eficiente de distribuição disponibiliza a quantidade certa de mercadoria, atendendo a princípios como tempo, lugar e destino. Isso poderá tornar-se um diferencial competitivo no mercado.

O processo de distribuição envolve cinco etapas:
1 - Gestão de transporte
2 - Checagem e expedição de mercadorias
3 - Administração de frete
4 - Análise e acompanhamento de indicadores
5 - Roteirização

1 - Gestão de transporte
Importante dentro da logística de distribuição, esta etapa envolve a escolha do modal mais adequado para o tipo de carga e atendimento, se será utilizada frota própria ou terceirizada, além de ser base para a realização do cálculo de frete.

2 - Checagem e expedição de mercadorias
Nesta etapa ocorre a conferência das quantidades, tipos e destinos das cargas.
É uma etapa imprescindível, pois, se relaciona diretamente com a satisfação do cliente, sobretudo, pela percepção de qualidade e avaliação do nível de serviço prestado.

3 - Administração de frete
Trata-se da gestão do ciclo de frete.
São definidos fatores como: cálculo de frete, cotações, negociação e formas de pagamento.
Um processo eficiente de administração de fretes, permite que a empresa tenha um bom controle operacional e financeiro dos fretes.

4 - Análise e acompanhamento de indicadores
Essa é uma etapa fundamental dentro da logística. Isso porque, além de definir métricas relevantes a serem monitoradas, o correto andamento deste processo é capaz de produzir informações importantes sobre a “saúde” do transporte.

5 - Roteirização
A última etapa, diz respeito às rotas utilizadas pelos veículos até a entrega dos produtos.
Nesta etapa, ocorre a otimização e definição das melhores e mais eficientes rotas, em termos operacionais e financeiros.